Câncer de cabeça pescoço: o que é preciso saber
- Imprimir
- Relatar um erro
- A+ Aumentar a fonte
- A- Diminuir a fonte
Nesta quarta, 27, será o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Faz parte do Julho Verde, como é conhecido esse mês na classe médica*.
Conscientizar e esclarecer a população sobre o que é o câncer de cabeça e pescoço, seus fatores de risco e principais sintomas são algumas das ferramentas que contribuem na prevenção desta doença, que pode atingir a cavidade oral, faringe, laringe, seios paranasais, cavidade nasal, lábios e glândulas salivares.
Dr. Andrey Soares, oncologista clínico do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas, alerta que o uso do tabaco e o consumo de álcool são considerados os principais fatores de risco.
Só o tabagismo aumenta o risco em 15 vezes se comparado a um indivíduo não fumante. O consumo excessivo de álcool aumenta em cinco vezes a chance do desenvolvimento deste tipo de câncer.
Quando consumidos em concomitância seus efeitos maléficos são potencializados, juntos respondem por cerca de três em cada quatro casos da doença, conforme indicativos da Associação Americana de Câncer.
Um fator de impacto importante para o desenvolvimento do câncer de orofaringe é o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, responsável por até sete em cada 10 tumores de orofaringe.
“A infecção pelo HPV é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe. Uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Fernando Walder, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Dr. Walder explica quais são os sintomas gerais dos cânceres. “Entre os preocupantes, estão nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente, lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, e rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas”.
Essas manifestações, segundo o especialista, servem de alerta para a procura de um cirurgião de cabeça e pescoço com urgência, já que podem ser indicativos da doença.
* O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014 pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço. E a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço realiza neste ano a segunda edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde, visando à conscientização da população sobre a doença, seus fatores de risco e formas de prevenção. (fonte: SBCCP)