Atendimento a quase 800 crianças no Sertão
- Imprimir
- Relatar um erro
- A+ Aumentar a fonte
- A- Diminuir a fonte
Dra. Juliana Dias, de João Pessoa, praticamente começou a sua atividade voluntária como cirurgiã-dentista no ano passado. De participante, ela passou a coordenar, na região, o projeto Odontologia para Todos, da Love Together Brasil. Em 2016, quase 800 crianças do sertão brasileiro já receberam avaliação odontológica, aplicação de flúor, kit com produtos de higiene bucal e material educativo. As atividades, no primeiro semestre, foram feitas em Piancó e Umbuzeiro, na Paraíba. Agora, chegam também a São Paulo.
Dra. Juliana começou nesse grupo em 2015, quando participou de uma ação em Lucena, próximo a João Pessoa, em outubro. Segundo ela, eram apenas quatro dentistas para atender a 80 crianças. “O projeto era só de orientação preventiva, mas o modificamos na hora, chegando a fazer aplicação de flúor”, conta.
Foi então que o projeto ganhou mais força e passou a considerar a inclusão de procedimentos nas próximas ações. Depois de ter aceitado o convite para a coordenação, ela partiu para Piancó em 2016, onde 470 crianças foram atendidas.
“Comparando com a atividade de Lucena, o nosso grupo de dentistas era maior desta vez, 12 profissionais, e lá na cidade, contamos com o engajamento de dentistas locais, o que foi muito importante, pois eles atenderam a crianças com casos mais graves (cerca de 80) em seus consultórios para fazer restaurações, com material que recebemos como doação (de um fabricante do setor)”, diz Dra. Juliana.
Outros parceiros também auxiliam a Love Together Brasil, como para compor o kit de produtos de higiene bucal, que além de creme, escova e fio dental, continha xampu, entre outros itens de cuidados pessoais.
O próximo passo foi realizar uma ação em Umbuzeiro. Neste município, segundo Dra. Juliana, o engajamento de CDs locais foi menor. “Tivemos apenas dois dentistas”, diz. O fator que chamou a atenção nesta oportunidade, entretanto, foi o perfil de saúde das crianças. “É um lugar mais pobre (comparando à Piancó), mas a condição de saúde bucal das crianças estava melhor”, afirma a cirurgiã-dentista.
O benefício desse tipo de projeto, de acordo com Dra. Juliana, é diretamente sentido pelas crianças atendidas, seus familiares e amigos, que podem ser alcançados por meio dos materiais educativos, mas há um resultado maior.
“A gente doa um dia de trabalho para melhorar uma situação de saúde, a qualidade da saúde oral de crianças, algo que deveria ser responsabilidade até do governo”, diz a coordenadora. “Trabalhamos principalmente na prevenção, se cada um fizer um pouquinho, talvez a gente consiga melhorar a situação da cidade, do estado e, quem sabe, do País”, completa.
Segundo Geralda Sarraf, co-fundadora da Love Together Brasil, estão previstas mais atividades para este ano no Nordeste. Em julho, foi realizada uma ação em São Paulo, no Grajaú, para atender a 100 famílias, e outra está prevista para o final de agosto, em Parelheiros, também na zona sul, envolvendo 270 crianças.
O que é?
A Love Together Brasil é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Piancó, instituída em 2014 pela brasileira radicada nos Estados Unidos Geralda Sarraf e pela americana Kristen Campagna.
O projeto Odontologia para Todos foi criado por Geralda e pelo ator Carlos Machado, que atuou em programas de humor, como Chico Total, de Chico Anysio, Zorra Total e a A Turma do Didi, além de novelas, como Mandacaru, Malhação e Amor à Vida. Antes de entrar na carreira de ator, Carlos atuou como dentista – se formou há 25 anos, com cursos de atualização na Alemanha e nos Estados Unidos.
“Conheci, em 2014, a querida Geralda em Nova York, por meio de amigos em comum. Ficamos amigos e criamos esse projeto”, diz Machado.
A Love Together Brasil também possui outros projetos sociais que incluem, ainda, médicos, enfermeiros, maquiadores e cabeleireiros, e conta com o auxílio de famosos, como a modelo Patrícia Beck, embaixadora e porta-voz da instituição, e as top models Emanuela de Paula e Fernanda Tavares, madrinhas.
Conte a sua história para a ABO. Se você também tem uma história inspiradora para contar ou quer indicar outra pessoa, entre em contato com a associação. Envie uma mensagem inbox na fanpage da ABO no Facebook ou um e-mail para abo@cadaris.com.br.