Tratamento de canal poderá ser coisa do passado
- Imprimir
- Relatar um erro
- A+ Aumentar a fonte
- A- Diminuir a fonte
O tratamento de canal, em breve, poderá não ser mais o mesmo conhecido e praticado atualmente por cirurgiões-dentistas. Pelo menos é o que apontam estudos feitos por pesquisadores da Universidade de Nottingham, da Inglaterra, e do Instituto Wyss, da Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Eles desenvolveram um biomaterial sintético que promete curar o dente.
Segundo matéria publicada no site MailOnline, do grupo londrino dono do jornal Daily Mail, esse material permite que células-tronco reparem e regenerem a dentina.
Dr. Adam Celiz, integrante da equipe, diz que o material criado pode ser usado de forma semelhante à de restauração, “mas pode ser colocado em contato direto com tecido da polpa para estimular a população nativa de células estaminais para a reparação e regeneração do tecido da polpa e da dentina circundante”. O material é injetado no dente e endurecido com luz UV.
A pesquisa ganhou prêmio neste ano da Royal Society of Chemistry na categoria de materiais. E os cientistas esperam atrair investidores que queiram contribuir com o desenvolvimento do projeto e, com isso, possibilitar o uso mais amplo da técnica.